Instituto Superior Técnico

Núcleo de Arquivo

Sistema eletrónico de gestão documental

Compreende a construção de um modelo de arquitetura e a definição de requisitos para a aquisição e implementação de um sistema eletrónico de gestão de arquivo, considerando a necessidade de uma gestão documental integrada em todo o seu ciclo sistémico, desde a criação e/ou receção dos documentos pelas unidades administrativas e de gestão do IST até ao seu ingresso no NArQ.

Os objetivos gerais:

• Adquirir um Sistema eletrónico de gestão documental de acordo com as necessidades das unidades administrativas e de gestão do IST em matéria de gestão de documentos;
  • Implementar, com a colaboração da Direção dos Serviços de Informática (DSI/CIIST), o sistema eletrónico de gestão documental e promover o desenvolvimento de fases de testes no NArQ.

As atividades do projeto:

• Estudo de conceção do projeto;
  • Definição de requisitos técnicos, de acordo com o Modelo de Requisitos para a Gestão de Arquivos Eletrónicos (MoReq);
  • Análise comparativa de aplicações existentes no mercado;
  • Aferição de case studies de implementação e manutenção de sistemas em instituições análogas;
  • Colaboração com um aluno de Mestrado em Eng.ª Informática do IST para avaliação do sistema open source Alfresco.