Instituto Superior Técnico

Núcleo de Arquivo

Auto de Doação Sr. Quintino Silva – Duarte Pacheco

14 de dezembro, 2011

Aos 14 dias do mês de dezembro de 2011, celebra-se entre o Instituto Superior Técnico representado pelo seu Presidente, Professor António Manuel da Cruz Serra e o Mestre de Obras da construção da estátua de homenagem ao Engenheiro Duarte Pacheco, Senhor Quintino Fernandes da Silva, o auto de doação referente ao registo audio-visual e fotográfico da estátua erigida no viaduto com o mesmo nome daquele ilustre Engenheiro.

O conjunto documental identificado ficará sob a custódia do Núcleo de Arquivo para efeitos de estudo, tratamento e difusão, e a sua utilização sujeita aos regulamentos internos, podendo vir a ser objeto de todo o necessário tratamento técnico-arquivístico no que respeita à sua conservação, acessibilidade e comunicação.

Com esta doação acreditamos que o IST será das poucas instituições a possuir documentação audio-visual e fotográfica da efeméride em questão que simboliza o reconhecimento da cidade de Lisboa pelo contributo inestimável do Engenheiro que outrora foi aluno, professor e Presidente do IST e que na década de 30 do séc. XX mudou a face de uma escola, de uma cidade e de um país.

Recomendam-se os livros:

“Duarte Pacheco – do Técnico ao Terreiro do Paço” que reúne um conjunto de informações históricas sobre Duarte Pacheco, uma publicação no âmbito das Comemorações do Centenário  do IST (à venda na Loja IST – Pavilhão Central).

“O País a Régua e Esquadro – Urbanismo, Arquitetura e Memória na Obra Pública de Duarte Pacheco”, da autoria de Sandra Vaz Costa e recentemente publicado pela ISTPress.

Subscrever Feed de Notícias