Instituto Superior Técnico

Núcleo de Arquivo

IST recebe apoio da FCG para construção do arquivo intelectual: Engº. Duarte Pacheco

2 de Maio, 2010

Com a parceria estabelecida com o Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa e o cofinanciamento da Fundação Calouste Gulbenkian o NArQ inicia o projeto do arquivo intelectual do espólio pessoal do Engº. Duarte Pacheco. Posteriormente, e fruto da pesquisa e investigação levadas a cabo para a exposição de homenagem ao Engenheiro que integrou as Comemorações do Centenário do IST, patente de maio a novembro de 2011 no átrium do Pavilhão Central do IST, outros espólios documentais foram adicionados num total de cerca de 7000 imagens a digitalizar. O processo de construção do arquivo intelectual compreenderá a integração das imagens digitais produzidas dos documentos existentes acompanhadas de uma descrição arquivística de cada um destes.

Com o estabelecimentos destas parcerias o IST pretende disponibilizar à comunidade em geral o acesso a um arquivo único que reúna os diferentes acervos dispersos físicamente mas reunidos num único endereço da internet.

Assim, o IST através do site do NArQ, disponibilizará à pesquisa pública, as imagens digitais produzidas, podendo os originais serem consultados presencialmente nas instituições detentoras desses mesmos espólios, a saber:

Categorias

Subscrever Feed de Notícias