IST trata património documental da Câmara Municipal de Loulé

29 de setembro, 2011

O Centro de Documentação do Museu Municipal de Loulé, equipamento municipal da dependência da Câmara Municipal de Loulé, integra um conjunto de documentos de arquivo relativos ou associados ao Eng.º Duarte José Pacheco e ao IST, reflexo da sua missão e das suas atividades administrativas e de gestão, bem como das relações institucionais entre ambos, fundamento da memória coletiva e individual, fator de identidade do país em geral e do IST em particular, que se manifestam enquanto instrumento para alargar o direito ao seu conhecimento e difusão. O objeto do protocolo consiste no empréstimo temporário do acervo documental sobre Duarte Pacheco, maioritariamente composto por fotografias e recortes de imprensa do período compreendido entre 1903-2008.

No espaço de 10 anos Duarte Pacheco foi aluno, professor e  Diretor do Instituto Superior Técnico. Conhecedor e consciente das três realidades do ensino, encetou no Técnico um perfil de direção tão inédito quanto inovador, colhendo na classe científica, técnica e política a confiança para levar a cabo a transformação material da sua Escola, o novo campus do IST.

Comulativamente ao cargo de Diretor do Técnico Duarte Pacheco foi o Ministro das Obras Públicas e Comunicações do Estado Novo (1932-36), (1938-43) e ainda Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1938).

O Técnico homenageou o ilustre Engenheiro a 23 de maio último com a exposição “Duarte Pacheco – do Técnico ao Terreiro do Paço”, enquadrada nas Comemorações do Centenário do IST, para a qual contou com parte do acervo que agora será alvo de tratamento técnico-arquivístico, que passará pela descrição documental, digitalização e difusão, via web, da documentação selecionada, contando para tal com o cofinanciamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

DiáriOnline Algarve