Exposição virtual retrata o primeiro Diretor do Técnico

13 de março, 2013

Na data em que se celebra o centésimo quinquagésimo sétimo aniversário sobre o nascimento de Alfredo Bensaude, o Arquivo do Técnico inaugura a sua primeira Exposição Virtual de homenagem à personalidade incontornável da vida da escola, da qual foi o seu primeiro Diretor (1911-1920).

Com diferentes núcleos visitáveis a exposição dá a conhecer a vida e obra do Professor Alfredo Bensaude desde as suas origens à educação e formação, ao seu papel de engenheiro, pedagogo e reformador do ensino técnico e científico em Portugal e ainda como construtor de violinos. A exposição é, por excelência, um repositório de documentos, fotografias e bibliografia do acervo pessoal de Alfredo Bensaude, depositado no Arquivo do Técnico para o qual contribuíram a família, inúmeras instituições e pessoas. A exposição reserva ainda outras curiosidades tais como, uma representação virtual do Museu Alfredo Bensaude, outrora organizado por este ilustre Diretor e, ainda, uma secção de notícias e artigos póstumos.

Consistindo em si mesma no culminar do trabalho de aquisição, tratamento arquivístico, digitalização incluindo a sua preservação digital, o Arquivo do Técnico contou, uma vez mais, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian , no âmbito dos apoios a Projetos de relevante interesse histórico, cultural e científico.

Visite a exposição em http://alfredobensaude.ist.utl.pt/