Instituto Superior Técnico

Núcleo de Arquivo

Pioneiros reunidos no Arquivo do Técnico

18 de março, 2014

Um dos primeiros professores do Técnico da Boavista, a primeira mulher docente do Técnico, o primeiro Presidente do Conselho Científico do IST, o primeiro Presidente do Complexo Interdisciplinar do IST e o primeiro professor de Arquitetura do IST, estão a ser alvo de atenção por parte do Arquivo do Técnico.

São os espólios pessoais e científicos dos professores: Giovanni Costanzo, Isabel Maria Gago, Domingos de Moura, Manuel Abreu Faro e de Álvaro Augusto Machado de que se trata. Todos eles, na sua singular existência, contribuíram de forma ímpar para o progresso da Escola e do país.

Paralelamente ao tratamento da documentação que passa por, inicialmente, inventariar toda a documentação, o Conselho de Gestão do IST, através do Arquivo, promove a celebração dos respectivos Autos de Doação e/ou de Ingresso conforme os casos.

Somam-se assim, aos também pioneiros: Alfredo Bensaude, Duarte Pacheco e Charles Le Pierre, estes ilustres que através da documentação produzida pelos próprios permitir-nos-á conhecer um pouco mais do ponto de vista científico, pedagógico, e dos cargos de gestão ocupados, as diferentes dimensões que a Escola possui.

Saiba mais em: Novos Espólios IST

Subscrever Feed de Notícias