Missão
Conservar, tratar e divulgar, de forma sistemática e integrada, o património arquivístico do IST, apoiar tecnicamente a gestão dos arquivos dos serviços e dos órgãos centrais da Escola, salvaguardar e garantir o direito de acesso aos documentos à sua guarda.
Visão
Ser um referencial de competência, procurando tornar-se numa efetiva unidade de gestão da informação e documentação do IST.
Competências
- Conceber, propor e manter instrumentos de gestão da informação arquivística;
- Promover boas práticas de gestão da documentação de arquivo da Escola, através da divulgação de orientações e de procedimentos técnico-arquivísticos;
- Apoiar o desenvolvimento e implementação de sistemas eletrónicos de gestão de arquivo;
- Assegurar a transferência da documentação produzida pelas unidades administrativas e de gestão do IST;
- Promover a aquisição de arquivos e conjuntos documentais pertencentes a outras entidades, singulares e coletivas, com interesse histórico e patrimonial, no contexto da Escola e das suas áreas da atuação;
- Proceder à avaliação e seleção da documentação transferida pelas unidades administrativas e de gestão do IST;
- Proceder à eliminação da documentação sem valor arquivístico, de acordo com as normas, procedimentos e legislação em vigor;
- Organizar e gerir as áreas de depósito de arquivo Intermédio e histórico do IST e zelar pela segurança e conservação física da documentação;
- Assegurar a difusão e comunicação dos documentos e da informação arquivística, através da elaboração de instrumentos de pesquisa e de acesso;
- Assegurar o serviço de atendimento a utilizadores internos e externos e satisfazer as suas necessidades de pesquisa, consulta e reprodução de documentos de arquivo;
- Determinar a comunicabilidade dos documentos, de acordo com a legislação em vigor.