Instituto Superior Técnico

Núcleo de Arquivo

Arquivo pessoal de Alfredo Bensaude no IST

24 de Fevereiro, 2012

Foi ontem celebrado o Contrato e Auto de Depósito entre o IST, representado pelo seu Presidente, Professor Doutor Arlindo Limede de Oliveira e o Dr. Miguel Azcarreta y Bensaude, bisneto e herdeiro do Professor Alfredo Bensaude.

O Dr. Miguel Bensaude depositou no NArQ todo o acervo documental à sua guarda, outrora pertença daquele que foi o principal responsável pela criação do IST, em 1911, e seu primeiro Diretor.

O riquíssimo acervo documental composto por fotografias de família, documentos pedagógicos reflexos da sua atividade de pedagogo e de diretor do IST (documentos pessoais, distinções honoríficas) que promovem a reconstrução do percurso de vida de Alfredo Bensaude e do IST, é parte integrante do projeto de tratamento, organização, digitalização e difusão do NArQ, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, ao qual se somarão outros acervos provenientes de outras entidades, como é o caso do Museu da Música, da Academia das Ciências de Lisboa, do Museu Alfredo Bensaude do IST, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, entre outros.

O projeto permitirá disponibilizar, via web, o conjunto da documentação que tem vindo a ser fisicamente agregada no último ano e meio pelo NArQ, para a qual já contribuiu, numa primeira fase, para a realização da exposição dedicada a Alfredo Bensaude, integrada nas comemorações do centenário.

Categorias

Subscrever Feed de Notícias