Instituto Superior Técnico

Núcleo de Arquivo

Exposições físicas e/ou virtuais

Exposições físicas

A Génese do Técnico – Alfredo Bensaude


No âmbito das Comemorações do Centenário do IST inaugurou-se a 2 de dezembro de 2010 a exposição de homenagem ao primeiro Diretor do Técnico, o Prof. Doutor Alfredo Bensaude. Grande parte dos objetos e documentos expostos pertencem ao Museu Alfredo Bensaude do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST, complementados por diferentes acervos documentais, bibliográficos e museológicos provenientes de outras entidades com as quais o NArQ estabeleceu protocolos de parceria.

.

Duarte Pacheco – do Técnico ao Terreiro do Paço


Inaugurada por sua Excelência o Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, a 23 de maio de 2011, a exposição “Duarte Pacheco – do Técnico ao Terreiro do Paço”, integra o programa das Comemorações do Centenário do IST, bem como o projeto de recuperação, tratamento, organização e difusão do arquivo pessoal do Engenheiro Duarte Pacheco, para o qual conta com o cofinanciamento da Fundação Calouste Gulbenkian e a parceria da Câmara Municipal de Lisboa/Direção Municipal de Cultura/Gabinete de Estudos Olisiponeneses.

.

100 anos IST – dos Diretores aos Presidentes


A exposição “100 anos IST – dos Directores aos Presidentes”, evento de homenagem, difusão e preservação da memória coletiva e individual dos seus líderes, encerra o programa das Comemorações do Centenário do IST e é parte integrante do projeto de investigação, tratamento e difusão do Arquivo do Instituto Superior Técnico.

Exposições virtuais

Vida e Obra de Alfredo Bensaude (1856-1941) 

A Alfredo Bensaude se deve a reforma do ensino da Engenharia em Portugal, bem como a criação do Instituto Superior Técnico, de que foi Director desde a sua fundação em 1911 até 1920. A exposição virtual “Vida e Obra de Alfredo Bensaude” integra o projeto de recuperação, tratamento, organização e difusão do espólio pessoal do Professor Alfredo Bensaude, para o qual conta com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.